Álvaro Tolentino de Sousa

 
 
Nasceu na cidade de São José,SC, a 9 de abril de 1886. Filho do deputado Francisco Tolentino de Souza e Maria das Mercês da Câmara e Souza.

Era neto paterno do capitão João Francisco de Souza e de D. Clementina Vieira de Souza e, materno, do Alferes Francisco Xavier de Oliveira Câmara e D. Maria Benedita de Oliveira Costa. Funcionário federal. Foi praticante dos Correios. Agente fiscal da fazenda e imposto do consumo. Escriturário da Alfândega de Santos; Ajudante de Guarda-mor; Inspetor da Alfândega de Florianópolis; Capitão da Guarda Nacional. Administrou a Mesa de Rondas da Laguna.

Casou em 1901 com sua prima D.Estelina da Câmara Souza. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Jornalista e historiador.

Escreveu: São José-dos tempos primitivos aos nossos dias, palestra realizada no IHGSC, em sessão de 30 de maio de 1940(vide Revista do IHGSC ano 1943, 1o. semestre);; A fuga do Tenente Machado, no Anuário Catarinense de 1948; A bernuncia - a sua origem; Achegas para o folclore catarinense.

Faleceu em 22 de novembro de 1953.

Fonte: Dicionário bio-bibliográfico, de Lucas Boiteux, fotocopiado, acervo IHGSC

Poemas & Poesias

Voltar