Aujor Ávila da Luz

 
 
Catarinense, formou-se em Medicina no Rio, em 1930. Escreveu Os Fanáticos, 1952, trabalho sobre o movimento rebelde dos chamados jagunços do contestado. São 180 páginas e um mapa. Nasceu na Palhoça,. Membro da Sociedade de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo; do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e do Conselho Penitenciário do Estado. São seus pais Jorge Corino da Luz e D. Aurélia Ávila da Luz.
Nasceu em 28 de agosto de 1906. Além da sua clínica tem exercido vários cargos e publicado outros valiosos trabalhos na imprensa local. “A criminalidade em Santa Catarina”; “Aspectos fisiográficos e biológicos da orla marinha de Araranguá”.
Foi professor do Instituto de Educação Dias Velho, da Faculdade de Direito (Medicina Legal) e da Faculdade Catarinense de Filosofia, Ciências e Letras (História da América). Ainda no campo cultural e educacional, fez parte da Comissão de Museus do Estado de Santa Catarina. Na área da História, pertenceu ao IHGSC e escreveu “Os Fanáticos”(1952-1999) sobre a guerra do Contestado, considerado um clássico sobre o assunto; “Santa Catarina na Independência”(1997) e recentemente, também editado postumamente, “Santa Catarina, Quatro Séculos de História – XVI ao XIX (2000). De 1964 a 1972 residiu em São Paulo, onde atuou como médico e pesquisador da história de seu Estado, vindo a falecer em Florianópolis, em 1974. FONTE: Boletim do IHGSC, ano III, agosto 2000.

Poemas & Poesias

Voltar