Alzemiro Lídio Vieira

 
 
Nasceu em São José, SC, em nove de setembro de 1943. Poeta, escritor, ator de teatro e artista plástico. Membro do GPL e das Academias São José de Letras e Desterrense de Letras. Participa de jornais e revistas literárias e da 2ª Antologia do GPL. Em suas performances, zela pela apresentação de cantilenas e obras de sua autoria.
Participa de todos os projetos do GPL e de todas as suas apresentações artísticas.
Alzemiro possui em sua bagagem as obras Confronto, Mundo Neutro (1979), Gotas de afeto(1990), Vertente(2003). Mutação(2006).

Confronto, sua primeira obra retrata a dor do amor e descreve em versos a vida em toda a sua plenitude.
Mundo Neutro tem apresentação do poeta e crítico literário Osmar Pisani(falecido) que diz que Alzemiro, nesta obra ???sem preocupações estéticas ou formalismos estéreis, escreve de maneira simples, como sente as coisas do mundo que o cerca, contando-as com base em sua própria realidade. Num clima de circunstância, fala do amor e do ódio, da ilusão e da esperança como o cavaleiro em busca de sonhos???. Alzemiro ???interroga constantemente o mundo em busca de soluções ideais para o problema do homem. E nele se conflita pela superioridade e a pequenez de sua força.???
Sobre Gotas de afeto ??? poesias infanto-juvenis ??? o ator Edson Abreu diz: ???sua poesia é porto-seguro nas tempestades dos mares de sempre, pela vida afora às vezes de bonança???. Nesta obra Alzemiro canta a comunidade das formigas, soldado de chumbo, o vôo da gaivota, o parque e o sol, o pescador. A obra é ilustrada dando ao leitor sensação agradável em perceber em cada poema uma cantilena infantil.
Vertente é o seu quarto livro e tem a apresentação da presidente do GPL que diz:???Desnudando-se, o poeta apresenta, de forma singela, em versos simples e profundos, toda a sua capacidade na arte de poetar. Seu lamento à mãe África está presente assim como a prece à noite, o canto à musa inspiradora e as angústias que se refletem em quase todos os seus cantos???. Sobre a mesma obra, a atriz e diretora teatral Zeula Soares diz que Alzemiro ???é grande intérprete de suas poesias, inspirando outros poetas que querem chegar ao nível de perfeição que ele conseguiu atingir ao longo de sua carreira. Não é fácil, pois nem todos têm o dom que Alzemiro tem naturalmente.???
Mutação, lançado em 2006, traz apresentação de Zeula Soares em que faz um rosário de poemas utilizando no texto os títulos das poesias. Esta obra traz cantilenas que Alzemiro, ao fazer suas performances poéticas, apresenta-as acopladas aos seus poemas, dando sempre um toque ao mesmo tempo dramático e sublime em suas apresentações.
Contato: Rua Coronel Américo, 563 ??? Barreiros ??? cep 88117-310 ??? São José, SC

vídeo

Poemas & Poesias

+ ESTADO DE GRAÇA

A porta se abre
E o sol pede licença.
Entra decidido
Enquanto a sombra
Sai com sutileza,
Levando na bagagem
Meus rios e meus mares
De toldadas águas...

+ INDIVIDUALISMO

A própria sombra estendida
nesse espaço sem limite,
é gente perdida
por mais que grite.
É resposta silenciosa
estatelada no chão;
é um querendo que sim
outro querendo que não.
É rebanho em fuga
nesse um por um;
é a força negativa
do divisor comum.

ALZEMIRO LIDIO VIEIRA

Voltar