Deusdedit de Souza

 
Nasceu em Florianópolis a 15 de novembro de 1904. filho do Sub-oficial da Armada(reformado em 2º.tenente)José Joaquim de Souza e d.Julieta Carmelina de Souza. Fez sua educação primária, secundária e superior na Capital Federal(Rio), percorrendo a Escola Estácio de Sá, Instituto João Alfredo, Colégio Diocesano. Foi diplomado pela Escola Normal do Rio, em 1925. Professor do Departamento de Educação da Prefeitura do Distrito Federal, lecionou nas Escolas Técnicas Cayrú, Amaro Cavalcanti e Bento Ribeiro.

Foi secretário de vários concursos e fez parte das bancas examinadoras para professores.
Dirigiu o curso de aperfeiçoamento da Escola Técnica Secundária Bento Ribeiro. Dedicou-se também à imprensa em O Jornal, Vanguarda, Boa Noite e Diário da Noite, do Rio. Fez parte da Associação Brasileira de Imprensa. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Defendeu a tese “Causas prováveis da linfogranulomatose”. Serviu na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, no Hospital de São João Batista, no Instituto de Proteção e Assistência à Infância, na Assistência Municipal.

Fonte:Subsídios para a Enciclopédia catarinense 1915-1936, de Lucas Alexandre Boiteux. Em fichas. Policopiado. Acervo do IHGSC.

Poemas & Poesias

Voltar